Glogster



Glogster é uma rede social que permite aos utilizadores a criação de cartazes interactivos gratuitos ou glogs. O glog, abreviatura de blog gráfico, é uma imagem multimédia interactiva. Parece um póster, mas os leitores podem interagir com o seu conteúdo. O Glogster foi fundado em 2007. Atualmente, esta rede social conta com centenas de milhares de utilizadores registados. Grande parte da comunidade Glogster é composta por jovens.
Uma parte do Glogster, o projecto de educação Glogster EDU, foi lançada para ser usada em ambiente educativo. O Glogster Educativo permite que alunos e professores utilizem glogs como ferramentas educativas. Os utilizadores têm a opção de escolher a liberdade de se expressar livremente com o Glogster ou Glogster EDU sob a supervisão do professor. O Glogster fornece um ambiente para criar pósteres interactivos. O utilizador insere texto, imagens, fotografias, áudio (MP3), vídeos, efeitos especiais e outros elementos nos seus glogs para gerar uma ferramenta multimédia online. O Glogster baseia-se em elementos Flash. Os pósteres podem ser partilhados com outras pessoas. Os glogs também podem ser exportados e guardados em formatos compatíveis com o computador. Todo o visitante pode integrar recursos multissensoriais dinâmicos em ambientes tradicionais de texto.


O Glogster foi lançado em Dezembro de 2007 e o Glogster EDU em Outubro de 2009. Foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos.
Desde a sua fundação, o Glogster tem sentido um crescimento rápido, tendo agora utilizadores em mais de 200 países e território. Se bem que o portal tenha como meta principal os jovens, muitos dos utilizadores têm mais de 25 anos. Atualmente, existem mais de 2,7 milhões de glogs no site.
No momento da sua criação, o Glogster inspirou-se parcialmente nos clássicos cartazes de papel e geralmente na cultura de cartazes pop para adolescentes em todo o mundo. Nessa altura, a aborrecida e “ortogonal” Internet foi outra inspiração. O objectivo consistia em fornecer às pessoas a possibilidade de serem alguma coisa, possibilitar uma auto-expressão criativa ilimitada. Em 2009, o Glogster tinha escritórios em Boston, Praga e Colombo.


A crescente popularidade do Glogster ajudou a originar o Glogster EDU para ajudar os professores a fornecer experiências educativas dinâmicas e interactivas. O projecto destina-se primordiamente a alunos e professores das escolas primárias e secundárias.
Os professores registam com toda a privacidade os seus alunos e podem criar uma aula virtual segura com cerca de duzentos alunos. Os glogs educativos são privados, sendo disponibilizados a terceiros à discrição do professor. O Glogster EDU é uma espécie de sistema de gestão da aprendizagem. Os professores podem criar com os alunos projectos que se estendem a outras escolas. Para além disso, os Glogs podem ser desenvolvidos em várias categorias, tais como, por exemplo, a matemática ou física, por exemplo http://edu.glogster.com/category/Math/. Durante a aula, os professores respondem e avaliam os trabalhos dos alunos. A plataforma é segura, pois só pode aceder a ela um professor que possa assim supervisionar globalmente as atividades dos alunos e determinar qual o Glog que é tornado público, criando, dessa maneira, uma enciclopédia digital online de conteúdo educativo. O Glogster EDU surge em duas versões: EDU Básico, que é gratuito, e o EDU Premium, que é pago. A diferença principal está no número de alunos, gestão de alunos, projectos, aula e material partilhado entre alunos por todas a escolas e em várias outras funções, tais como, desenhar no Glog, a possibilidade de fazer o upload de dados para o Glog ou a possibilidade de utilizar as galerias multimédia especiais do Glogster EDU Premium. O Glogster EDU está presentemente a ser usado por mais de 150 000 professores com mais de dois milhões de alunos em todo o mundo. Num futuro próximo, a equipa de desenvolvimento do EDU Glogster conceberá e lançará uma versão melhorada do Glogster EDU 2.0, que deverá ir ainda mais ao encontro da missão básica deste site: educar os jovens e prepará-los para aproveitar os benefícios da Internet e aplicações multimédia.


Sem comentários:

Enviar um comentário